Relatório de defesa do Japão enfatiza necessidade de dar maior importância a segurança cibernética e espaço

Um relatório anual do governo japonês sobre defesa enfatiza a importância de obter superioridade em novas áreas, incluindo espaço e segurança cibernética.

Segundo o documento divulgado na sexta-feira, o desenvolvimento tecnológico irá levar a mudanças fundamentais na segurança nacional. O relatório enfatiza ser essencial obter vantagem nos setores como espaço, segurança cibernética e ondas eletromagnéticas.

O documento ressalta que a Coreia do Norte impõe uma ameaça séria e iminente à segurança do Japão. Indica que Pyongyang vem testando mísseis balísticos em um ritmo sem precedentes nos últimos anos, e menciona que o país pode ter desenvolvido pequenas ogivas nucleares.

O documento cita a deterioração dos laços do Japão com a Coreia do Sul. Diz que Tóquio planeja promover cooperação de defesa em uma ampla gama de áreas, mas as respostas negativas de Seul estão afetando tais esforços. Em agosto, o governo sul-coreano decidiu pôr fim ao Acordo sobre Segurança Geral de Informações Militares, cuja vigência terminará em novembro. (da NHK – Conglomerado de mídia pública do Japão)

NHK World Japan