(Zoom) Comitê de Gestão Empresarial debate crimes tecnológicos e trabalho remoto (17/11/2021)

A reunião mensal de novembro da Comissão de Gestão Empresarial foi realizada no final da tarde desta quarta-feira (17), em formato online. Com a participação de representantes das empresas associadas da Câmara na programação, os encontros mensais objetivam apresentar ferramentas para o aprendizado, levando subsídios e ampliando o debate entre os membros.

O evento contou com duas palestras: “Crimes tecnológicos – A tecnologia a serviço do crime”, com o gerente de operações para América Latina da Afimac Global, Iuri de Assumpção Angelo e “Trabalho remoto e os nômades digitais”, ministrado pelo advogado-associado sênior da área trabalhista do Siano & Martins Advogados (SMA), Diogo Rodrigues.

Na primeira apresentação foram tratados clonagem de WhatsApp, ransonware (sequestro de dados corporativos), extorsão, golpe do falso leilão, sites de comércio eletrônico fraudulentos, fraudes bancárias, boletos falsos, golpes envolvendo o PIX, e outros.

Na segunda, foram discutidos o recrutamento global de talentos, a possibilidade de trabalhar para uma empresa a partir do home office de qualquer lugar ou país; qual legislação deve reger esse tipo de contrato de trabalho e qual jurisdição deve ser aplicada.

Coordenado por Fernando Seiji Mihara (Stüssi-Neves Advogados), mediador, e Ricardo Sasaki (Ajinomoto do Brasil), o evento contou com 52 participantes.

Para assistir ao vídeo da reunião, acesse aqui .

PDF anexos:
1. “Crimes tecnológicos – A tecnologia a serviço do crime”
2. “Trabalho remoto e os nômades digitais”