Nossa história

Da fundação aos dias atuais: conheça toda a trajetória da Câmara do Japão

Entidade

Sobre a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil

A Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, é uma sociedade civil, sem fins lucrativos que promove a integração de interesses econômicos, políticos e sociais, tendo como filosofia a busca por resultados. Desde 1926, trabalhamos para fomentar o intercâmbio nipo-brasileiro e o desenvolvimento de negócios entre o Brasil e o Japão, alcançando marcos históricos ao longo de nossa jornada.

O caminho até aqui foi marcado por altos e baixos, mas em todos os momentos, a Câmara atuou de modo a cooperar para o desenvolvimento das atividades comerciais, industriais e de prestação de serviços entre países.

Nossa história

Confira como é a história da Câmara Japonesa:

1926

1926 a 1935

1938 a 1941

1941 a 1954

1959 a 1962

1964 a 1971

1972 a 1999

2000 a 2008

2010

Onde tudo começa

Eram 8 empresas japonesas importadoras de artigos domésticos criam a Cooperativa do Comércio Japonesa, tendo como objetivo estreitar as relações entre empresários do mesmo ramo de atividades e envidar esforços para o desenvolvimento do comércio entre o Brasil e o Japão, estabelecendo a melhor política para o sucesso desse relacionamento.

A Cooperativa do Comércio Japonesa se expande

Ainda na década de 20, iniciam-se as exportações brasileiras de algodão para o Japão, que atingem seu pleno desenvolvimento com a vinda ao Brasil da missão japonesa, em 1935, chefiada por Hachisaburo Hirao. Nesse ano, o comércio com o Japão atingiu um superávit, tendo sido dado o primeiro passo para a consolidação da entidade, que já contava com 30 novas empresas associadas.

Fundação da Associação Comercial Japonesa

A partir de 1938, novas empresas japonesas de grande porte começam a instalar aqui suas filiais, aumentando significativamente o volume das transações comerciais. Finalmente em 29 de maio de 1940, com a publicação no Diário Oficial, é fundada a Associação Comercial Japonesa (ex-Cooperativa de Comércio Japonesa).

Recessão em função da guerra

No início de 1941 a associação já contava com 80 associados. Porém, em dezembro do mesmo ano, com o envolvimento do Japão na Segunda Guerra Mundial, os trabalhos da entidade foram paralisados. Após o término da guerra, em 1 de junho de 1951 houve o reinício das atividades, passando a denominar-se Câmara de Comércio Japonesa do Brasil, sob a dedicação, a liderança e a perseverança de Kunito Miyasaka. Em 1954, o Fuji Bank, pioneiro das empresas japonesas no Brasil no pós-guerra, entrou com participação no Banco América do Sul. Seguindo o Fuji Bank, outras grandes trading companies japonesas também vieram para cá.

Nomeada a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil

No final da década de 50, foram implantados grandes projetos nipo-brasileiros como a Usiminas (siderurgia) e a Ishikawajima (construção naval) – nessa época, instalaram-se no Brasil de cinco a seis fábricas anuais. A partir da década de 60, aceleram-se as relações comerciais entre o Brasil e o Japão, com o intercâmbio bilateral de comissões econômicas. Por fim, em 1962, a associação passa a se chamar Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil.

Expansão comercial e política

A expansão da infraestrutura e da execução de grandes projetos nacionais que trouxeram altas taxas de desenvolvimento econômico ocorreram com a revolução de 1964. Nos anos seguintes, entre 1968 e 1975, foram registradas no Banco Central cerca de 200 empresas nipônicas. Nesta época de prosperidade das relações entre os dois países, também foi assinada a Convenção para evitar a dupla tributação entre o Brasil e o Japão (1967) e o Acordo de Cooperação Técnica (1971).

Período da transição democrática

Com duração de aproximadamente dez anos (década da crise do Estado e do ajuste inevitável), a década de 70 a 80 foi um período de transição democrática do país, e em consequência da crise do petróleo, veio a alta inflação e também houve a redução de investimentos estrangeiros no Brasil, inclusive de empresas japonesas. As empresas nipônicas instaladas aqui, tiveram que rever seus planos para a compra de matérias-primas e peças, atendendo a política do governo brasileiro de restrição às importações.

Retomada das relações comerciais e culturais

O início do século 21 marcou a terceira onda de instalação de empresas japonesas no Brasil. O Japão tinha interesse de intensificar as relações comerciais e culturais com nosso país e, apesar das décadas perdidas de 80 e 90, tudo foi retomado. Tempo depois, com as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil em 2008, as relações bilaterais também entraram em uma nova fase, sobretudo, em termos econômicos com o álcool, etanol e a TV digital, que permitiram mútuas ações concretas.

70 anos de comemoração

Em 29 de maio de 2010, a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil completou 70 anos de fundação, se consolidando como a entidade que possui a maior história no exterior. O número de associados já superava a quantidade de 315 empresas associadas, e as atividades se expandiam cada vez mais, graças ao boom japonês em relação ao Brasil.

Nossos objetivos

Todas as nossas atividades são pautadas em atingir 4 objetivos centrais:

1.

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Promover o intercâmbio comercial entre o Brasil e o Japão, além de estimular e cooperar comércios, indústrias e serviços que se estendam a ambos os países.

2.

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Cooperar para o desenvolvimento dos sócios em relação às atividades comerciais, industriais e de prestação de serviços.

3.

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Apresentar parecer global das atividades comerciais, industriais e de prestação de serviços desenvolvidas pelos sócios aos governos brasileiro e japonês.

4.

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Atuar na mediação de problemas originados pelas atividades dos sócios, em busca de soluções amigáveis.

Nossas atividades

Para cumprir com seus objetivos e garantir a continuidade das atividades comerciais, industriais e de prestação de serviços, a Câmara promove diversas atividades que promovem a cooperação, a expansão de conhecimento e a troca de experiências, como:

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Consultoria comercial

Manutenção das relações necessárias junto a órgãos públicos e entidades governamentais para a efetivação dos objetivos da Câmara.

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Networking

Promoção de conferências e reuniões de estudo sobre as economias do Brasil e do Japão.

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Notícias diárias

Pesquisa e coleta de dados relativos ao intercâmbio comercial, industrial e de prestação de serviços entre o Brasil e o Japão.

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Eventos

Promoção de atividades e eventos que visem ao entendimento entre sócios.

Saiba mais
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Fornecimento de Informações

Fornecimento de Informações
Publicação de estudos sobre a produção, a economia e a legislação brasileira.

Saiba mais

Diagrama de relacionamento da Câmara Japonesa

O diagrama de relacionamento da Câmara Japonesa contempla representantes dos setores público e privado, de modo a garantir transparência e integridade entre as ações de cada país. Confira:

Nosso corpo executivo

As altas decisões da Câmara do Japão são tomadas por grandes nomes do mercado que compõem nossa diretoria e conselho, de modo a assegurar que cada ação traga os melhores resultados para ambos os países.

Conheça mais sobre a Câmara Japonesa

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